• Karatê-Dô
  • Gichin Funakoshi, o mestre dos mestres

  • Gichin Funakoshi, o mestre dos mestresDe Okinawa para o Japão, a "Arte das Mãos Vazias" conquista o mundo.

    Gichin Funakoshi foi o homem certo que, no lugar e na época certa, deu ao karatê de Okinawa o impulso de que este precisava para uma expansão que não conheceria mais fronteiras.

    Precursor da chegada de outros experts Okinawenses ao Japão, o chamado "Pai do Karatê Moderno" trabalhou movido por uma energia feroz a fim de desenvolver a arte de seu solo natal em terras nipônicas e torna-la aceita pelos orgulhosos japoneses. Embora de porte físico pequeno(1,67m. para 65 kg.) Funakoshi soubera impor-se por incomum energia, força mental e coragem ilimitada - aspectos que aliara a natural benevolência, distinção de maneiras e ímpar gentileza no trato a todos.

    Para muitos de seus contemporâneos, Funakoshi era "mais que humano" - um "tatsujin" (indivíduo fora do comum).

    Quando surgiu, pela primeira vez, aos olhos do público japonês com sua habitual humildade, quase como se desculpando por lá estar, na grande festa dos esportes organizada em maio de 1922 em Tóquio, para cumprir com a demonstração de Kara-te incluída de última hora em um programa de disciplinas, Funakoshi era um homem que passava os 50 anos e não correspondia, fisicamente, em nada, ao mito do "budoka terrível" que o Japão procurava fazer sobreviver, numa época em que a nação atirava-se a uma frenética ocidentalização iniciada em 1868 com a era Meiji.

    O Kara-te surgiu de uma maneira diferente das outras artes marciais conhecidas no Japão (como o Jiu-Jitsu e o Judô também apresentados nesse dia)...Educador nato e fino psicólogo, Funakoshi soube como seduzir o público Japonês: não demonstrou apenas Katas e formas de base, foi além, entusiasmou os assistentes colocando a eficácia em estreita relação com as técnicas cientificamente demonstradas - pela ação e pelas explicações claras e lógicas, numa linguagem que convinha ao Japão ouvir, ansioso por modernidade.

    Funakoshi soube aplicar ao seu ensino uma metodologia "escolar", uma progressão perfeitamente escalonada, como aprazia ao espírito lógico dos japoneses e que valeu a seu método, o Shotokan, o sucesso e o dinamismo que se conhece.
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  • Mestre Massatoshi Nakayama

  • Mestre Massatoshi NakayamaNascido em Kanazawa/Japão em 1913 e começou seu treinamento no Karate com o mestre Funakoshi em 1931, aos 24 anos. Em 1955, ele foi indicado como Instrutor-Chefe da Japan Karate Association (JKA), devido ao seu grande talento como lutador e como mestre. Como professor e diretor de Educação Física na Universidade de Takushoku (também conhecida como Takudai), Nakayama foi o pioneiro no desenvolvimento do Karate Shotokan por meios científicos.

    Escreveu vários livros (entre eles a série Best Karate), fez filmes didáticos e ministrou seminários pelo mundo inteiro, o que o transformou na maior e mais renomada autoridade no Karate Shotokan. Mestre Nakayama faleceu em 1987, tendo cumprido seu objetivo de expandir o Karate internacionalmente, e tornando a Japan Karate Association na mais respeitada organização de Karate de todo o mundo.
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  • Princípios filosóficos do Karatê-Dô
  • O lema do Karatê-Dô

  • » Esforçar para a formação do carater;

    » Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão;

    » Criar o intuito de esforço;

    » Respeito acima de tudo;

    » Conter o espírito de agressão.
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  • "Quanto mais você estudar e praticar no dia a dia os princípios filosóficos do
    Karatê-dô, mais você compreenderá a gravidade ou a grandeza dos seus atos"

  • Mestre Gishin Funakoshi, criador do estilo Shotokan de Karatê, foi quem mais desenvolveu e aperfeiçoou o aspecto filosófico do Karatê, dando ênfase aos aspectos psicológicos, fazendo com que o praticante melhore sua concentração e adquira um maior controle de suas emoções através do treinamento diário.

    Sabendo que o Karatê foi desenvolvido para encerrar conflitos, Funakoshi percebeu que, para se alcançar a plenitude como praticante, somente treinar o corpo e mantê-lo forte e resistente não é o suficiente.

    Mesmo porque, de que adianta ser um lutador de alto nível, e no dia a dia só dar mal exemplo como cidadão?

    O praticante de Karatê, segundo Mestre Funakoshi, deve manter a mente distante do egoísmo e da maldade, o praticante deve buscar a pureza de pensamentos, porém, deve estar em alerta para reagir adequadamente a tudo que encontrar pela frente.

    Este é o significado filosófico do sufixo "Kara" (vazio) da palavra Karatê; não é o vazio material, e sim,
    a ausência de pensamentos negativos ou inferiores.

    É preciso crescer interiormente e para isso Funakoshi elaborou cinco princípios básicos com o objetivo de fazer com que o praticante através do estudo desses princípios busque sempre o fortalecimento e a valorização do Eu interior.

    A finalidade desses ensinamentos não é a vitória e nem a derrota, mas o aperfeiçoamento do caráter de quem o pratica.

    Sensei Funakoshi deixou-nos muitos pensamentos que espelham a filosofia do Karatê e suas técnicas, bem como a sabedoria oriental.

    Além disso, deixou-nos dois importantes caminhos que levam à uma vida harmoniosa, são eles o "DOJOKUN" e o "NIJUKUN" que são os lemas do Karatê, os quais devem ser seguidos por todos os praticantes do Karatê.
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  • DOJO KUN

  • Hitotsu. Jinkaku Kansei ni Tsutomuro Koto.
    Primeiro. Esforçar-se para formação do caráter.

    Hitotsu. Makoto no Michi wo Mamoru Koto.
    Primeiro. Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.

    Hitotsu. Doryoku no Seishin o Yashinau Koto.
    Primeiro. Criar o intuito de esforço.

    Hitotsu. Reigi o Omonzuru Koto.
    Primeiro. Respeitar acima de tudo.

    Hitotsu. Kekki no Yu o Imashimuru Koto.
    Primeiro. Reprimir o espírito de agressão.

    Quando você lê o Kun (mandamentos) você provavelmente notará algo. Cada linha começa com primeiro, porque? Por que não segundo, terceiro, quarto e quinto?

    O mestre Funakoshi entendia que nenhum item do Kun fosse mais importante do que o outro. Por isso, cada item foi numerado como sendo o primeiro.
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  • NIJU KUN

  • Os 20 ensinamentos do Mestre Funakoshi:

    HITOTSU - KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA
    Não se esqueça que o Karatê deve iniciar com saudação e terminar com saudação.

    HITOTSU - KARATE NI SENTE NASHI
    No Karatê não existe atitude ofensiva.

    HITOTSU - KARATE WA GI NO TASUKE
    O Karatê é um assistente da justiça.

    HITOTSU - MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO WO SHIRE
    Conheça a si próprio antes de julgar os outros.

    HITOTSU - GIJUTSU YORI SHINJUTSU
    O espírito é mais importante do que a técnica.

    HITOTSU - KOKORO WA HANATAN WO YOSU
    Evitar o descontrole do equilíbrio mental.

    HITOTSU - WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU
    Os infortúnios são causados pela negligência.

    HITOTSU - DOJO NO MI NO KARATE TO OMOUNA
    Karatê não se limita apenas à academia.

    HITOTSU - KARATE NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU
    O aprendizado do Karatê deve ser perseguido durante toda a vida.

    HITOTSU - ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI
    O Karatê dará frutos quando associado à vida cotidiana.

    HITOTSU - KARATE WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU
    O Karatê é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria.

    HITOTSU - KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO
    Não pense em vencer, pense em não ser vencido.

    HITOTSU - TEKI NI YOTTE TENKA SEYO
    Mude de atitude conforme o adversário.

    HITOTSU - TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI
    A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU).

    HITOTSU - HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU
    Imagine que os membros de seus adversários são como espadas.

    HITOTSU - DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI
    Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários.

    HITOTSU - KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHIZENTAI
    No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.

    HITOTSU - KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO
    A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente.

    HITOTSU - CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA
    Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas.

    HITOTSU - TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO
    Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre.
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